“Lead Voices” é mais recente grupo da Ad Libitum – Companhia de Artes de Coimbra, visando a diversidade da sua oferta musical, através de um novo grupo coral com banda musical e abrangendo diferentes estilos musicais.

Este grupo iniciou atividade em Janeiro de 2015, tendo dedicado os primeiros meses à elaboração e experimentação de novos arranjos musicais, assim como à integração de novos elementos. A opção por arranjos próprios confere a este grupo uma identidade singular e exclusiva.

Tal como Ad Libitum, em latim, é utilizado como termo musical, Lead Voice, em inglês, significa a voz que lidera uma música, frequentemente o solista. O plural desta expressão no nome do grupo Lead Voices simboliza a partilha da liderança do grupo, nas diferentes vertentes da sua atividade, por todos os seus elementos, correspondendo dessa forma à filosofia e à cultura da associação Ad Libitum.

O Lead Voices trabalha principalmente com os estilos Soul, Pop e Jazz, em formações tão diversas como coros, solos e instrumentais. Com a variedade de estilos e flexibilidade dos seus arranjos procura responder à demanda do público em geral e dos produtores musicais em particular.

Os primeiros concertos deste grupo foram realizados em Julho de 2015 no Café Santa Cruz (Coimbra) e na Biblioteca Municipal de Cantanhede.

A direcção musical do Lead Voices está a cargo de Berta Leitão e Francisco Fernandes.