O Cinema afirmou-se desde a sua criação como uma arte-sintese, pela soma de todas as artes que o antecedem, mas também que o sucedem. À semelhança de outras artes, o cinema é capaz de criar novos mundos e realidades no passado, no presente ou no futuro. É uma das formas de expressão contemporânea mais importantes do mundo contemporâneo influenciando toda uma série de meios de comunicação e expressão visual desde os meios clássicos aos novos media. A força do cinema sente-se pela forma como a sua linguagem contagiou e modificou outras formas de expressão artística como a literatura, a pintura, a dança ou até a arquitectura.

A imagem em movimento possibilita contar e recriar histórias que de outra forma seriam descritas pela literatura, eternizar determinados momentos pela fotografia ou expressar emoções pela pintura. O Cinema congrega as artes e as suas emoções num único objecto com o qual nos relacionamos todos os dias.
Da forma similar os telefones móveis, os gadgets e outros meios de computação ubíqua, permitiram a proliferação da criação de conteúdos multimédia de forma espontânea possibilitando quebrar todas as regras impostas pela linguagem do cinema.

Num workshop introdutório à produção de vídeo digital pretende-se através de telemóvel produzir, individualmente ou em grupo, uma curta-metragem, documental ou ficção, que relacione os públicos com os eventos culturais de Coimbra.

Os formandos poderão tirar partido das ferramentas móveis de edição de vídeo ou combina-las com o maior potencial computacional permitido pelos computadores.

No final da formação, serão exibidos os trabalhos de todos os formandos.