IMG_3819

IMG_3816

 

“Descreve-te numa só palavra” foi o desafio lançado pela psicóloga formadora Helena Igreja aos participantes da 2ª edição do RISE UP , durante a primeira oficina dedicada ao autoconceito que decorreu hoje à tarde, na sede da SIN. Uma questão frequentemente imposta pelos recrutadores em entrevistas de emprego e que é considerada “fundamental” na seleção de candidatos.

Adjetivos como pensativo, dinâmico, curioso, sonhador, versátil e determinado, foram criteriosamente selecionados pelos participantes, entre muitos outros com os quais definem a sua personalidade e constroem o seu autoconceito.

Reconhecer a importância da autoscopia, identificando as competências e analisar a grelha SWOT, com os pontos fortes, fracos, as oportunidades e ameaças de cada um, foram os objetivos propostos pela formadora de desenvolvimento pessoal, durante esta primeira oficina Power me UP, que inspirou os participantes ao autoconhecimento.

“A perceção que temos de nós próprios está interligada com a memória e com o medo que, no fundo, é a perceção de que algo pode correr mal como correu no passado”, revela a psicóloga, explicando que a apreciação que os outros fazem de nós, os quadros de referência, como os pais e os educadores, e os diferentes papéis que desempenhamos ao longo da vida, são os fatores que determinam o autoconceito. 

Todos os participantes do Rise UP terminaram a sessão com a sua análise SWOT preenchida, percebendo agora melhor quais os seus pontos fortes e as suas oportunidades no mercado de trabalho, tendo identificado também as competências que poderão desenvolver para evitar as ameaças. 

Deixar uma resposta