Pills__0000_Vector-Smart-Object

 

 

Programas de Impacto Social Local | Emprego Sustentável

Inclusão, Inovação e Empreendedorismo Social

As iniciativas de empreendedorismo e inovação social operam em Portugal uma revolução económica e social silenciosa, mas uma forte mudança de mentalidade na temática do emprego sustentável e da responsabilidade dos cidadãos e das organizações face aos desafios societais.

O PILLSR by SIN assume exatamente esse objeto central que é a Sustentabilidade do Emprego, seja ele por conta própria ou por conta de outrem.

É do conhecimento geral a importância das micro, das pequenas e das médias empresas na criação de emprego em Portugal, cuja ponderação atual ronda os 80% do emprego. Sabe-se também que, em média, cada empresário se envolve na criação de outros 2 postos de trabalho, cujo impacto social é bem mensurável e direto, mas é em relação à sua sustentabilidade que nos importa atuar.

Há que entregar ferramentas mais ubíquas que permitam alargar a sustentabilidade destas iniciativas empresariais e, consequentemente, destes empregos, levando a cada organização, com fim lucrativo ou não lucrativo, o suporte necessário, ao longo de todas as fases da sua vida.

A sin criou o PILLSR | Programas de Impacto Social Local | Emprego Sustentável, para que todos os intervenientes diretos ou indiretos nestas organizações possam pertencer a um mesmo ecossistema dinâmico e orientado para as estratégias de desenvolvimento local.

Numa conjugação mais alargada e adaptada a cada território são essencialmente 3 as ferramentas que o permitem, a experimentação organizacional – focada na criação sustentável de novas iniciativas empresariais lucrativas ou não lucrativas, o suporte ao novo ciclo de emprego – focado no indivíduo, na sua identidade e nas dinâmicas do mercado de trabalho e a capacitação empresarial – focada na orientação prática para o desempenho, produtividade e felicidade no trabalho.

 

SIN incubation |experimentação organizacional

O programa que acompanha o ato de empreender desde a ideia e ao longo de todo o processo até à conquista do mercado.

Nas fases idea – alfa – beta são entregues ferramentas e metodologias que permitem a tomada de decisão fulcral de avançar ou não avançar por parte de cada equipa.

Num mix composto por Capacitação – Network – Parcerias – Infraestrutura todas as equipas de projeto sairão com a capacidade de lançar organizações mais capazes e mais sustentáveis, no autoemprego e na criação de mais emprego sustentável, que gere impacto social e económico a partir do território de origem.

  • 240 promotores de negócio
  • 2 vezes ao ano
  • 160h capacitação
  • 160h trabalho de campo
  • 360h mentoring

Criação anual de 20 empresas viáveis e sustentáveis no território alvo.

 

SIN Rise up | regresso ao emprego

O programa que devolve a cada indivíduo o rumo do regresso ao emprego, assumindo as suas idiossincrasias, afirmando a sua unicidade e a necessidade constante de adaptação às dinâmicas do mercado de trabalho.

Desenvolve-se através de uma componente de estímulo pelo exemplo, com o envolvimento muito coeso de líderes de opinião locais e nacionais.

  • 90 indivíduos em contexto de procura de emprego
  • 108h comunicações capacitantes
  • 108h trabalho individual em contexto de grupo
  • 90h assessoria individual

Relocação profissional em número de indivíduos superior à variação da taxa de emprego do território.

 

SIN Academy | capacitação prática para profissionais

O programa com o foco na capacitação empresarial, eminentemente prático, centrado na produtividade, desempenho e felicidade no trabalho.

Permite que, em cada território e a curto prazo, se introduzam novas e melhoradas ferramentas, de utilização profissional, no qual a valorização pessoal do indivíduo permita uma maior transversalidade de valores de sustentabilidade empresarial/organizacional.

A par desta abordagem abre-se espaço a metodologias de capacitação customer centric, definidas pela aferição, diagnóstico e análise do contexto empresarial atual e futuro, com base no seu potencial e necessidades.

Este modelo preconiza um projeto – estruturação, execução e avaliação – liderado por um gestor, acompanhado por uma equipa de especialistas, com foco na aplicabilidade e na monitorização de etapas e metas acordadas.

Aumento da proficiência dos quadros empresariais do território com o objetivo de aumentar a sua produtividade, o seu desempenho, e a sua felicidade no trabalho.

 

PILLSR | Programas de Impacto Local by sin

Com estes 3 programas formaliza-se a PILLSR | Programas de Impacto Local by sin, encerrando em si mesma uma iniciativa local de inovação social que alavanque o valor endógeno e a estratégia do território, encapsulando todas as atividades e o valor do ecossistema num só objetivo, a Sustentabilidade do Emprego.

Com efeito, a SIN projeta localmente a capacidade total dos seus recursos e programas, gerados centralmente pela sua estrutura associativa sem fins lucrativos, alavancada em parcerias de

base local que permitam a consolidação de um ecossistema empresarial orgânico, promissor de uma sociedade mais sustentável e colaborativa, com resultados impactantes na vida dos cidadãos que com ele se identifiquem ou que dele retirem benefícios.

Também a temática do financiamento reflete uma necessidade de todas as organizações com ou sem fins lucrativos, em qualquer fase da sua atividade.

 

SIN Funding | financiamento de projetos do ecossistema

Hoje é impossível associar financiamento unicamente às ferramentas mais tradicionais da banca de retalho ou de investimento, ou seja, não há sector estanque que seja simultaneamente a origem e a solução, no que à procura de capital alheio diz respeito.

A afirmação de novas ferramentas de financiamento, algumas delas intimamente ligadas a fenómenos colaborativos, tem permitido uma maior cobertura e adequação de processos e parceiros às necessidades de cada organização, função do seu estádio e maturação organizacional.

Portugal não é exceção a esta evolução que agiliza o acesso a diferentes ferramentas de financiamento.

A PILLSR by SIN complementa os seus programas com uma abordagem equiparada a fundo circular, SIN Funding, baseado quer em receitas próprias da atividade local, quer em parcerias estratégicas que aumentem o sucesso no acesso ao financiamento necessário a cada organização.

Funcionalmente assente em capitais alheios, suportará a gestão da subsidiação dos ecossistemas locais de inovação e empreendedorismo social, privilegiando a componente de reinvestimento sustentável dos seus resultados, incluindo ações anuais de financiamento de projetos do ecossistema em condições aproximadas a ferramentas de microcrédito.

 

Ex.: tipificando um concelho médio português, com 34.448 pessoas,

  • 22701 universo de pessoas com idades entre 15 e os 64 anos
  • 15770 representam o mercado potencial de interação anual
  • 3489 Incubation
  • 11487 Academy profissional
  • 674 Academy universitário
  • 794 Academy jovem
  • 2815 Rise Up e Rise Up Inc
  • Estudantes ensino secundário
  • Estudantes ensino superior
  • Recém licenciados
  • Profissionais
  • Empresários
  • Desempregados

1485 interações diretas/ano representam o nosso plano local

Nota: resultados e cálculos obtidos utilizando taxa de emprego, taxa de desemprego, estudantes do ensino superior, estudantes do ensino secundário.

 

Questões Frequentes

  1. Quem são os destinatários dos programas da PILLSR by SIN?

Os públicos variam em função do programa que frequentam.

SIN incubation – promotores de empresas com ou sem fim lucrativo

SIN rise up e rise up inclusivo – indivíduos em contexto de procura de emprego

SIN academy – indivíduos que procuram na capacitação uma solução para a melhoria contínua da sua condição profissional e pessoal.

  1. Quem são os parceiros da PILLSR by SIN?

Os parceiros locais, nacionais ou internacionais representam o mix de serviços essenciais e de apoio que fortaleçam cada projeto pessoal ou empresarial presente no ecossistema e são recrutados exclusivamente em função dessas necessidades.

  1. O que fazem os parceiros na PILLSR by SIN?

Cada parceiro individual ou coletivo, público ou privado contribui para a aumento da capacidade de atuação do ecossistema, assumindo a especialização que com que for integrado e disponibilizando-se para, a cada momento, alavancar o elemento que identifique no parceiro um meio legítimo para atingir os seus objetivos.

  1. O que é o ecossistema PILLSR by SIN?

O ecossistema PILLSR by SIN é uma estrutura colaborativa descentralizada e capilar que se rege por princípios de viabilidade, sustentabilidade, mérito e parceria. Está alicerçado numa Associação de Direito Privado Sem Fins Lucrativos, a SIN startup incubation network, que projeta os seus programas em territórios que procurem assumir uma estratégia de aumento da Sustentabilidade de Emprego.

  1. Quem gere a PILLSR by SIN?

A gestão estratégica da PILLSR by SIN é da responsabilidade da SIN e da entidade promotora local.

  1. Quem é a entidade promotora da PILLSR by SIN?

A entidade promotora local da PILLSR by SIN é a organização ou organizações que estrategicamente assumam a responsabilidade de aumentar a Sustentabilidade do Emprego num território bem definido e identificado.

  1. Quem define a estratégia PILLSR by SIN?

A responsabilidade de definição de objetivos estratégicos da PILLSR by SIN está intimamente ligada aos objetivos do próprio território e é definida com base nesses pressupostos e na sensibilidade do próprio ecossistema PILLSR by SIN.

  1. Que investimento tem a PILLSR by SIN?

O investimento na PILLSR by SIN é na sua quase totalidade imaterial e a cada território intervencionado está associado um valor de €100.000/ano, que apresentam em contraponto a criação de receitas diretas, cuja ordem de grandeza será definida pelo promotor local e pela SIN.

Os valores imputados a cada Programa segundo a sua tipificação base são €70.000 para o SIN Incubation, €20.000 para o SIN Rise up e €10.000 para o SIN Academy.

  1. Quem suporta o investimento da PILLSR by SIN?

O investimento na PILLSR by SIN é integralmente suportado pelo promotor local, podendo naturalmente ser alvo de candidatura a ferramentas de cofinanciamento.

  1. Os programas têm custo para os destinatários da PILLSR by SIN?

Os princípios que presidem à implementação dos programas possuem 2 critérios distintos. Para o SIN Incubation e o SIN Academy há a recomendação de definição de uma tabela de quotizações que permita gerar receita local, receita essa que potencie a alavancagem da componente local do SIN Funding e medidas pontuais que premeiem o mérito dos destinatários dos programas. No que respeita ao SIN Rise Up considera-se a entrega de um valor único de €30 obrigatoriamente convertido em benefícios diretos para cada destinatário do programa.

  1. O que justifica que alguns programas tenham custo para os destinatários da PILLSR by SIN?

Na Inovação Social, tal como na Responsabilidade Social, a variável receita é indissociável das práticas e fundamentos de atuação. Daí deriva um paradigma de desenvolvimento local que pressupõe a sustentabilidade das iniciativas instituídas. Essa é hoje a condição base para a obtenção de reconhecimento e validação das Iniciativas de Empreendedorismo e Inovação Social, em que se insere a PILLSR by SIN, rompendo com curtos ciclos de dependência e afirmando ciclos mais longos que, ao invés, entreguem impacto social sustentável, reprodutível e escalável.

  1. Quem tem a responsabilidade de execução da PILLSR by SIN?

A execução operacional da PILLSR by SIN é exclusivamente da responsabilidade da SIN que, sem qualquer necessidade de investimento adicional do promotor local, alocará os recursos considerados necessários para a correta e integral implementação dos programas que a caracterizam.

  1. Qual a interação da entidade promotora com a PILLSR by SIN?

Para além das definições estratégicas plurianuais, a realização de todas as atividades envolve a participação ativa da entidade promotora, nomeadamente em processos de planeamento e de intervenção direta e ativa nessas mesmas atividades.

  1. O que preciso fazer para ter uma PILLSR by SIN no meu território?

Para ter uma PILLSR by SIN num território preciso de manifestar essa disponibilidade de investimento à SIN e contrariamente ao que possa ser pensado não é necessário um espaço de incubação pré concebido.

  1. De que espaço físico preciso para ter uma PILLSR by SIN no meu território?

O modelo que a PILLSR by SIN preconiza não carece de pré-existências de infraestrutura no território. Caso existam essas serão as privilegiadas na implementação dos programas e nas situações em que não existam dedicaremos especial atenção à sua fixação em zonas comerciais urbanas que possam ser revitalizadas com a fixação deste ecossistema local. O espaço a dedicar a estes programas deverá assegurar espaços a partir de 150m2.

  1. Quais são os benefícios da PILLSR by SIN para o meu território?

O impacto social sustentável gera resultados maioritariamente a médio e a longo prazo. Com os programas PILLSR by SIN, adaptados em linha com a estratégia territorial os resultados no emprego, no desempenho, na produtividade e na felicidade no trabalho serão atingidos, na população alvo, logo nos primeiros 12 meses de implementação.

  1. Porque é a PILLSR by SIN é a solução de Empreendedorismo e Inovação Social acertada para o meu território?

Os resultados sustentáveis implicam um investimento imaterial constante junto do público-alvo do meu território. A PILLSR by SIN é a mais indicada pela completa adequação dos meios e recursos disponibilizados nesse ato contínuo de investimento imaterial, veja-se que a PILLSR by SIN é também uma Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social.

  1. Qual a unidade territorial que deve ser contemplada para a implementação da PILLSR by SIN?

Os programas PILLSR by SIN foram desenhados para uma implementação concelhia ou, em situações de partilha de projeto estratégico multimunicipal, serem adaptados a uma implementação que vá ao encontro do estímulo estratégico definido para esse macro território.

  1. Quais os resultados que devo esperar no meu território com a PILLSR by SIN?

A visão da Sustentabilidade do Emprego no território é atingida diferenciadamente no tempo e na escala, sendo variável em função do público-alvo e do programa que lhe serviu de alavanca.

  • Diminuição de tempos de relocação profissional
  • Diminuição de turnover laboral empresarial
  • Especialização profissional
  • Aumento dos domínios transversais de compreensão das organizações
  • Aumento do espírito empresarial transversal
  • Aumento das iniciativas empresariais e empresariais estratégicas
  • Aumento da sustentabilidade das iniciativas empresariais
  • Aumento da inovação empresarial
  • Aumento da produtividade empresarial
  • Aumento das iniciativas de inovação social sustentáveis
  • Aumento da responsabilidade social impactante e sustentável
  1. A PILLSR by SIN é enquadrável no Quadro Comunitário de Apoio Portugal 2020?

As iniciativas PILLSR by SIN são enquadráveis no Quadro Comunitário de Apoio Portugal 2020, devendo cada caso e momento ser analisado com entidade capacitada para essa avaliação e adequação.

  1. Qual o prazo para implementação da solução PILLSR by SIN?

A solução PILLSR by SIN é implementável num período expectável entre 2 e 6 meses.

  1. Qual a duração mínima da PILLSR by SIN?

Um programa de sustentabilidade como a PILLSR by SIN tem de ser implementado em ciclos contínuos de 3 anos.

  1. Quem assegura a implementação da PILLSR by SIN?

A intervenção diária que permite a implementação dos programas PILLSR by SIN é assegurada por um elemento da SIN, a recrutar preferencialmente no território de implementação, adjuvado por elemento administrativo que se sugere seja disponibilizado em associação às rubricas que respeitam à infraestrutura local a instituir.